Uncategorized

A Escolha

A escolha de uma capa é uma decisão muito importante e difícil de se fazer. É um parte essencial para o sucesso de um livro. Escolher uma imagem equivocada pode repelir possíveis leitores ou simplesmente causar confusão (vide o Parece Mas Não É do blog Minha Vida Literária). Por isso quando eu decidi publicar “O Desconhecido” tentei visualizar uma capa para ele.

Depois de muito pensar, decidi que precisava de uma imagem que pudesse ser atrativa e ao mesmo tempo conseguisse se unir a sinopse em sincronia perfeita. Sendo assim, foi que cheguei a conclusão: a imagem escolhida precisava transmitir a ideia do fechar os olhos para a razão e levar-se pelos sentimentos. O que eu, previsivelmente, pensei? Em uma moça vendada, é claro! Piegas, eu sei. E a imagem que eu usei durante muito tempo como exemplo do que eu queria foi essa:

Eis que surge uma oportunidade de publicação para livro, sim, sim, isso aconteceu, mas não entremos em detalhes. :X

Toda empolgada corri para contratar um capista. Me passaram vários contatos, mas eu queria alguém que me transmitisse confiança, e foi quando pesquisando pela internet encontrei o site de um ilustrador, que para minha surpresa, além de talentoso, morava em Ananindeua, aqui perto de mim! E olha a coincidência: amigo da minha melhor amiga! Depois de contatos e mais trocas de informações ele, Renam Penante, me disse que a ideia de olhos vendados não faria tanto sentido já que a decisão deste “fechar os olhos para a razão” foi da protagonista, ou seja, faria mais sentindo vê-la cobrindo os próprios olhos. No final de tantas trocas de muitos emails, Renam me presenteia a linda ilustração abaixo, que muitos de vocês já viu:

Olha que legal, além do fechar os olhos para a razão, o coração à mostra deixa claro que a protagonista decide se guiar pela emoção. 🙂

Mas aí, veio a decisão de não publicar mais o livro pela tal editora que queria publica-lo. E com isso decidi que queria começar do zero.

Inclui mais coisas no texto original, com ajuda das sábias observações de Máh, e  decidi que queria uma nova capa.

A capa feita por Renam ficou linda, eu amei, mas minha decisão de não-publicação significava um novo começo, o que incluía a capa.

E lá fui atrás de novos capistas, então vi o twitter de Marina Ávila, a qual eu já conhecia o trabalho e decidi entrar em contato com ela. Muito educada e querida trocamos vários emails. Logo ela me envia imagens que achava que combinava com o livro. Imagens que me davam uma nova perspectiva para a capa. As primeiras imagens foram essas, abaixo, que quem me acompanha pelo FB pode opinar, apesar de eu já ter minha predileta, confesso!

Um pouco depois de ler a opinião de cada um que me ajudou na escolha, concluí que a foto a imagem com o casal fazia mais sentido. E a capa final foi esta:

Lindo trabalho da Mari, né? O legal é que nessa nova perspectiva eu consigo ver com mais clareza as personagens. Luisa, com sua personalidade forte, um tanto explosiva, e sua alma-gêmea, atraída a ela, apaixonada por ela. Ah, o amor!

No final acho que minha escolha foi boa, ou não? 🙂

Ótima escolha da Mari também, que captou a essência do livro.

Quando Luisa Lima descobre que existe alguém que nasceu para pertencer a ela, não pensa duas vezes em fazer as malas e ir atrás do que parece ser o amor perfeito. Órfã de pai e mãe, Luisa é uma jovem que cresceu em um abrigo para menores no interior de São Paulo. Quando completa dezoito anos recebe um presente: o dom de ouvir os pensamentos alheios. Como se isso já não fosse o suficiente complicado, ainda descobre possuir a habilidade de se “desprender” do próprio corpo e mover-se a qualquer lugar, na velocidade da luz, apenas como energia, como espírito. Confusa com suas habilidades, Luisa, tem a sorte de conhecer a quatro jovens dispostos a explicar e a levá-la ao complicado mundo dos Transmutados. É quando descobre que todo Transmutado nasce predestinado a um parceiro ideal, e, quando isso acontece com Luisa, ela segue em busca de sua “alma-gêmea”, fechando os olhos e ignorando todos os perigos que esse relacionamento pode causar.

19 comentários em “A Escolha

  1. Van, querida, amei ver essa evolução das capas!Achei a primeira imagem lindas, mas, de fato, é diferente alguém tapar os olhos de ter os olhos tapados.E agora tudo está explicado! As capas da Marina Ávila são maravilhosas e eu não sabia que era ela quem tinha feito a sua!Parabéns, querida, você merece!!Estou aqui torcendo pra você ser publicada pela melhor editora possível!Beijão!

    1. As capas da Marina são maravilhosas mesmo! Não poderia ter escolhido capista melhor! Obrigada, Mi, por tudo!Beijão!

  2. Oi Van, eu amei a nova capa e toda a evolução!Ficou super profissional! rsAdorei a sua escolha da última capa!Com certeza esse livro vai ser um sucesso!Achei que a nova capa ficou mais 'madura', enquanto a outra passava a imagem de um livro mais 'infantil'.Estou ansiosa para esse lançamento incrível!Beijos.

    1. Oi, Gabi! Sim, bem profissional! Amém, que assim seja! Verdade, uma capa madura, para uma ideia igual! Estou na mesma ansiedade! Beijos, baby!

  3. Nossa Van, confesso do fundo do meu coração que essa capa que vc escolheu,ficou muito mais "tchãn" do que a primeira ! Não sei…na minha opinião traz uma visão mais adulta, mais complexa…simplesmente adorei ! Vai chamar a atenção, com certeza ! Boa sorte nessa nova empreitada, e na sua nova escolha de editora ! Te desejo muito sucesso, você merece amiga ! Bjãooo ! *-*

  4. Van, realmente o amadurecimento das capas é super notavel, vc sabe quanto amei sua decisão pela a capa, compraria seu livro em uma livraria apenas pela capa, e pela mensagem no cantinho….Luisa pode descobrir que o final feliz talvez não exista.Tenho certeza que vai ser um sucesso, não vejo a hora de estar devorando o livro!!!Muito SucessoBeijokasAline DiasPaixão por Livros#cambiofinal#corujinharosa

  5. Acho que nem preciso dizer,que ficou ótimo neh? Sou super suspeita para falar,mas também você sabe que verdadeira nas palavras e torcedora desde sempre. A capa tá linda,o livro é ótimo,mega envolvente. Você é a culpada por eu passar madrugadas a dentro,lendo o livro,por não conseguir parar,kkk.Parabéns Van,você merece(e terá) muito mais!Beijão!Jéssika Rocha

    1. Desde o início, né, amiga? E você é culpada de tudo isso, dessa minha fé no meu trabalho! Obrigada, amiga! Amém! Beijão!

  6. Van tudo com você vira história! kkkkkkFalando sério, a capa ficou muito linda mesmo!Me emociona ver como você é dedicada e focada em seu trabalho. Por isso tantas pessoas estão ansiosas pelo livro!Vai ser sucesso! Amém!Beijos bê!

  7. Amiga a sua decisão de capa ficou perfeita, é bom ter a opinião das pessoas, mas acho q algo que vc quer, tem q te tocar o coração e quando isso acontece é a certa, foi o que aconteceu com vc, seu coração escolheu a melhor…Mil beijos e ansiosa para ver seu livro lançado…

  8. Eu amei a capa, foi a que eu escolhi e eu AMEI DE PAIXÃO O LIVRO, sem exagerar!!! Não esperava amar ele tanto assim 😉 O Blog está lindíssimo como sempre e parabéns por tudo e quero logo meu exemplar, haha *-*

    1. Obrigada, Nune! ❤ Fico muito feliz por você ter gostado! Pode deixar, assim que for publicado vou separar seu exemplar! ^^

  9. Own, Minha amiga!Gostei muito de ver essa evolução, todas capas são belíssimas mas a final ficou perfeita!hmmm, que sabias observações são essas que nem sei hein, hein? rsrsFATO é que amei estar por dentro dessa evolução toda e acompanhar passo a passo como a nossa troca de e-mail, sabes que pode contar comigo para o que der e vier. Você é MultiShow|õ|Todo Sucesso possível!

    1. Você pode não se dar conta, e achar que está falando bobagens, mas suas palavras sempre me dão bastante ajuda! Sei, sim, amiga, e você também sabe que pode contar comigo sempre! Obrigada! Amo tu, tatu! Beijos!

  10. Van, sua linda, amei esse post! haha como aspirante a designer e desejosa de algum dia conciliar essas paixão a outra, a literatura, e, claro, como admiradora sua, adorei saber a história por trás dessas capas! O trabalho final da Marina ficou lindo, super profissional e levando em conta que hoje em dia a "moda" é usar fotos na capa ficou bastante atual. Lindo, lindo! Estou ansiosa pra conhecer a história da Luisa mais a fundo!Beijos!

Conte-me o que achou. Meu blog se alimenta de seus comentários!

