Dicas

Como Escrever Uma Boa Sinopse

Seria a sinopse, o carma de todo escritor? Porque é assim que eu me sinto em relação àquele pequeno resumo na contra-capa de um livro.

Para meu alívio e felicidade, compartilho com vocês essas dicas divinas que encontrei em um blog que costumo visitar sempre que posso.

Adianto, desde já, meu muitíssimo obrigada a Nerea, por me permitir publicar seu texto aqui.

Vamos às dicas!

***

Muitas pessoas dizem que uma boa sinopse é a chave para o sucesso de um livro. Pode parecer difícil resumir nosso apreciado trabalho em umas poucas e simples palavras, mas devemos levar isso a sério, porque a sinopse é uma parte crucial de nosso livro.

1. Seja breve. Não se trata de escrever um parágrafo que ninguém vai ler por completo. É preciso tentar dizer o máximo possível, mas sendo o mais breve que puder.

2. Não tente ser complicado. Não é o momento de parafrasear ou deixar a leitura difícil. Se trata de que o leitor, a primeira vista, possa ver do que se trata a história e que você o convença o suficiente para que ele lhe dê uma oportunidade.

3. Não revele a parte essencial da trama. Pode parecer obvio, mas se você revela o final, quem vai querer ler? É preciso criar o maior interesse possível para o livro, e quanto mais você insinua sem mostrar, melhor.

4. Você deve incitar o leitor a ler mais. Pode parecer complicado, mas este é o objetivo máximo de nossa sinopse. Devemos nos colocar no lugar do leitor e pensar: “Depois de ler isso, por que eu irei querer ler o livro?”, “existe algo que me induz a ler mais?”. Se a resposta não é afirmativa, é preciso seguir trabalhando.

5. Mostre o resultado final a vários leitores. Podem ser várias versões, ou só uma, mas os comentários que você receber dos leitores serão cruciais para saber se você segue pelo caminho certo ou não.

6. Revise a sinopse de novo e de novo. Se existem erros nela, quem vai querer ler seu livro? Não permita que exista nenhum!

E vocês, quais são seus conselhos para escrever uma boa sinopse? Você acha que isso é importante? É complicado, ou mais difícil do que parece?

por Nerea Nieto

Nerea Nieto é uma espanhola nascida em Madrid.

Blogueira em Diario de Una Escritora, onde escreve dicas para outros autores sobre escrever e publicar um livro.

E como o próprio nome do blog entrega, Nerea é escritora. Autora do romance “Detrás de Un Espejismo”. Que pode ser comprado diretamente na Amazon, em versão Kindle, ou física.

Para mais informações sobre “Detrás de Un Espejismo” visite o Goodreads.

18 comentários em “Como Escrever Uma Boa Sinopse

    1. Ótimas, não? Hahaha, vale sim, May! Não tinha pensando nisso, mas vamos tentar pôr em prática! 😀

  1. Gostei muito. Pretendo fazer uma sinopse de um Cordel (literatura de cordel), coisa bem resumida. Cicero.

    1. Fico feliz que tenha lhe sido útil!
      Que legal, Cicero! Nunca me aventurei pela literatura de cordel, eis aí um convite do destino. Um dia desses faço uma viagem pelo mundo do cordel, veremos!
      Abraços!

  2. Adorei as dicas! Realmente, o bicho pega na hora de escrever a sinopse. É algo que parece tão fácil (e bobo), quando vemos os livros de outros autores, mas quando é o nosso próprio livro, bate aquele pânico!
    Abraços

  3. Pois é, estou escrevendo um livro, embora ainda seja adolescente, e realmente a parte mais complicada é a sinopse. Você quer que as pessoas leiam seu livro, mas se ela não for boa o bastante, todo o seu esforço será jogado fora.

    1. A sinopse é nosso karma, Laura. Temos a capacidade de escrever um livro inteiro, mas escrever a sinopse parece ser a parte mais difícil de nosso trabalho.

  4. A sinopse é assessoria uma das coisas mais importantes do livro. O que deixa sua introgante diante a todo e qualquer leitor, é o conjunto da obra.
    A ilustração da capa, que servirá de cartão visita. No entanto, se manda fazer uma capa que não tenha nexo com a história, seus próximos livros não serão consumidos. Uma boa sinopse é a segunda porta que se abre.

  5. Gostei muito!! e vou tentar fazer a sinopse de um pequeno livro, que é uma fabula infantil. Espero que fique a contento. Abraços, Célia Leal

  6. Escrevi um livro sobre poesias espíritas. Fiz a sinopse, sofrendo é claro e seguindo orientações que me falaram que a opinião de amigos conhecedores do meu trabalho seria de grande valia, a editora me pede que eu refaça e de tons comerciais na sinopse… Aí a barra ficou mais lisa do que estava… kkkk

Conte-me o que achou. Meu blog se alimenta de seus comentários!

