Dicas

Dicas Para Jovens Escritores

Passeando por blogs estrangeiros, encontrei esse post com dicas fantásticas para nós, escritores.

Os créditos do texto pertencem a Piluca Vega e Fernando Riquelme, via Páginatres.

****

“Escrever é um dom, uma técnica ou uma arte?

O escritor nasce, ou se faz?

Se escrever é um dom com o qual se nasce, temos que desenvolvê-lo, melhorá-lo e praticá-lo.

Se é uma técnica a desenvolver devemos aprender, exercitar, praticar e promover.

Tudo isso, cedo ou tarde, se tornará arte. A criatividade é o motor e a gasolina é perseverança.

Escrever não é fácil e temos essa “coceira” dentro de nós, que é o desejo de transformar em palavras no que é o desejo de colocar em palavras o que ocupa nossas cabeças. Enfrentamos a página em branco e, o que devemos fazer?

Nosso conselho seria:

Leia. A leitura para o escritor deve se tornar um hábito e uma necessidade. Leia bons livros (recomendável e imprescindível ler os clássicos também). Leia como parte do aprendizado em sua carreira como escritor.

Analisar. Enquanto você lê, você deve analisar o que leu. Não seja um leitor conformista. Analise a estrutura profunda do romance, a que não é vista, mas é a tese do escritor (o que ele quis dizer com a história), ele conseguiu transmitir?
Analise também a estrutura superficial, como disse, o que o autor quis dizer, a maneira de contar e os recursos utilizados. Você conseguiu se prender a leitura? Escreva tudo em seu bloquinho de anotações e pratique com suas próprias histórias.

Estude a arte. Escrever um pequeno conto, um diário, um artigo de jornal ou um romance não é a mesma coisa. Há livros e anotações, oficinas literárias ou testes que podem orientá-lo. (Por exemplo, “A Jornada do Escritor“, de Christopher Vogler ou “Morfologia do Conto Maravilhoso“, de Vladimir Propp, para falar sobre os arquétipos e de escrita superficial e profunda; “Como não escrever um romance “, de Howard Mittelmarrk e Sandra Newman, sobre exemplos e erros e “Escribir, manual de técnicas de narrativa”, Enrique Lopez.) É importante usar as ferramentas de escritor corretamente, para sermos precisos em nossos textos: resumos, sequencias, estruturas, tramas e sub-tramas, eixos, ritmo ou tom.

Melhorar a criatividade. Planeje as cenas de diferentes ângulos, dando um toque para a situação e elevá-la a partir de vários pontos de vista. Não dê por acabado um argumento, nem uma ideia até ela estar madura em sua cabeça.

Escrever e escrever. Não ceda ao desânimo ou ao tédio. Persevere. Obceque-se. Não pare de escrever. Leve um bloquinho de anotações sempre com você e anote todas suas ideias, qualquer ideia e em casa, ou no bar, ou na biblioteca: escreva e escreva.

Aceitar críticas. Uma vez escrito, deixe alguém profissional ler, para saber sobre sugestões.* Não se feche  aos seus comentários. E tente compreender as opiniões, sem converte-las em algo pessoal.

[*Já falamos sobre isso aqui no blog. É muito importante ter a opinião de alguém. Alguém que seja claro e conciso. Amigos tendem a empolgar-se tanto quanto nós, e acabam não nos ajudando na parte profissional.]

Seja paciente. Uma vez o trabalho terminado,  movimente-o.  Gerencie sorteios, dê a um agente literário* ou submeta a uma editora. Não caia nas falsas expectativas de editores que oferecem serviços de editoração eletrônica (porque eles queimam os romances) ou não têm capacidade de produção e distribuição.

[*Aqui no Brasil os agentes literários ainda cobram por seus serviços de agenciamento, diferente de outros países onde isso é feito de forma gratuita e o autor só é cobrado depois de publicado, quando o agente recebe porcentagens da venda dos direitos autorais.]

Boa escrita para todos.”

***

Sobre os livros citados: nem todos podem ser encontrados no Brasil, mas indico a quem interessar estes livros:

“O Zen e a Arte da Escrita” de Ray Budbury

“Para Ler Romances Como Um Especialista” de Thomas C. Foster.

Espero que vocês tenham gostado das dicas tanto quanto eu, e se alguém tiver alguma outra dica, deixe nos comentários.

Anúncios

2 comentários em “Dicas Para Jovens Escritores

Conte-me o que achou. Meu blog se alimenta de seus comentários!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s